Análises independentes sobre política
Uma multidão tomou as ruas! As pessoas que deram forma à manifestação pareciam estar inconformadas. Era possível ouvir palavras de ordem e gritos. As queixas contra o poder judiciário tomaram uma proporção enorme. Acredito que a democracia entrou de vez em transe. Isso tudo aconteceu em 7 de abril de 2018, quando Lula foi preso. Provavelmente você deve ter pensado que os fatos narrados ocorreram em 31 de outubro de 2022, bem, nesta data também aconteceu tudo que foi descrito. E sim, os dois atos podem ser considerados “antidemocráticos”.
A democracia cada vez mais no Brasil uma espécie de “Geni”, me desculpem as mulheres que possuem esse nome, mas a Geni retratada aqui é aquela que se usa e abusa, quando não nos serve mais, a gente joga “pedra” e “bosta”. Não existe nada de mais sagrado no cenário político nacional que a democracia. E por democracia se entende acatar decisões contrárias e permitir manifestações como forma de livre pensamento. Tachar atos pacíficos de “antidemocráticos” pode ser muito perigoso, já que imparcialidade é um conceito angelical quase sempre inalcançável.
Portanto, não poderia inaugurar este blog sem clamar para que não façamos da democracia a mais nova Geni, nenhuma das duas pobres coitadas, hoje em dia, merecem isso. Sejamos lúcidos em nossas convicções e sábios ao nos manifestar, já que até as guerras possuem regras. A democracia não é feita da ausência de conflitos, mas da garantia que eles ocorram da forma mais isonômica possível. E não nos esqueçamos, as tiranias geralmente caem mais rápido do que o tempo que demoraram para ser instituídas.