Análises independentes sobre política
Se você tem a certeza de que o líder político, de sua preferência, nunca erra e que ele é vítima, sempre que algo não dá certo, saiba que você sofre de populismo. O fenômeno surge quando o povo se convence de que um determinado indivíduo possui uma capacidade muito acima da média. É o famoso carismático! Esse tipo de líder sabe, como ninguém, te convencer que usará esse conjunto de habilidades especiais para o bem do povo. É confortável quando acontece essa identificação, mas quando ocorre de forma excessiva, seus males são assustadores.
Toda essa crença acaba por transformar o líder populista em uma espécie de semideus. Um verdadeiro herói que caminha sobre a terra e se mistura entre os homens. Esse ser quase divino, ao ser criticado, encontrará uma defesa fervorosa de seus seguidores. Quando existem disputas entre líderes populistas o que está em jogo é afirmar qual é o mais sobrenatural. É aí que começa uma verdadeira guerra que gera a desinformação, distribuída por todos os tipos de meios de comunicação.
Para defender algo que não é real, é necessário produzir teses irreais. As notícias falsas reinam em um cenário político populista. O populismo não é sustentável por meio de fatos reais, pois a crença que se cria é mágica, digna de um ilusionista. Convido você a fugir desse ambiente irreal e embarcar de vez na realidade. Esse tipo de líder idealizado, por muitos, simplesmente não existe. Tenha cuidado para não criar, receber e propagar notícias falsas. Quebre essa corrente. Comece a enxergar líderes políticos como concorrentes que disputam para ocupar vagas de empregados públicos e que precisarão bater metas ou serão despedidos.