Análises independentes sobre política
E, se, bem assim ocorra, isso não impedia que os homens, quando a época era de calma, tomassem providências com anteparos e diques, de modo que, crescendo depois, ou as águas corressem por um canal, ou seu ímpeto não fosse tão desenfreado nem tão danoso. Nicolau Maquiavel
A citação acima está prestes a completar 500 anos, desde sua publicação. Maquiavel acreditava que nem as chuvas poderiam servir de desculpa para que o governante fosse surpreendido, com seu caráter devastador, sem ter tomado medidas preventivas. Acredito firmemente que esse é o nível de exigência que devemos impor aos governantes. Por uma série de questões, todos os anos, os brasileiros são surpreendidos com tragédias, causadas por fortes chuvas. Apesar de não ser sensato depositar toda a catástrofe na conta do governante, é ele quem tem a caneta na mão para resolver a situação e mais do que isso, antevê-la.
Recentemente a cidade de São Sebastião, localizada no estado de São Paulo, foi duramente castigada por fortes chuvas que foram responsáveis por pelo menos 65 óbitos. Lula agiu rapidamente e visitou a cidade afetada. Ao lado de Tarcísio, Governador de São Paulo, prometeu esforços para diminuir o sofrimento da população local. Chama muita atenção o esforço que Lula tem feito para se aproximar de Tarcísio. O ideal é que passado o período eleitoral esta aproximação exista e que seja republicana. O Governador de São Paulo está no seu papel, ele não precisa politicamente do Lula, mas precisa do Governo Federal, que tem no petista seu principal mandatário.
O Presidente sempre teve dificuldades eleitorais em São Paulo e sabe que é muito bom para ele aparecer na foto com o novo Governador. A dúvida que fica no ar é se Lula realmente liderará um governo republicano que empreenda ações concretas indo além dos holofotes em aparece com Tarcísio, já que não é muito sua caraterística ser republicano com os líderes, e respectivamente seus Governos, que não estejam na órbita do PT. São Sebastião e tantas outras cidades, que sofrem com as chuvas, merecem toda a solidariedade e o melhor de nossos governantes, a torcida é para que surpresas boas aconteçam.